Blog


Fotos de André Costa

Agradecemos ao casal André Costa e Evelyn Barbosa pelas fotos enviadas. São registros que fizerem durante sua estadia conosco no primeiro final de semana de setembro.


MÊS DA CULTURA POPULAR DO TAMAR

O 6º MÊS DA CULTURA POPULAR DO TAMAR SEGUE COM ATRAÇÕES IMPERDÍVEIS E PREPARA UM FIM DE SEMANA ESPECIAL DE ENCERRAMENTO

     No último sábado 13 de agosto, o público presente no Projeto Tamar de Ubatuba se encantou com as apresentações especiais do 6º mês da cultura popular. A noite começou com a Dança da Fita do Itaguá, numa sincronia de movimentos e cores vivas, representando o plantio e a colheita dos primeiros imigrantes europeus que chegaram ao sul do País. Na sequência, os índios Guaranis da Aldeia Boa Vista apresentaram um pouco de seu canto e dança, resquícios de uma cultura quase extinta que ainda resiste em uma época onde os hábitos e costumes indígenas estão ameaçados de desaparecer no meio da vida urbana. Finalizando a noite, a Congada de São Benedito contou com a ilustre presença de “Seu Dito” Fernandes, que ensinando a Congada aos mais jovens, mantém viva essa importante manifestação da cultura caiçara.

     O 6º Mês da Cultura Popular do Tamar tem o intuito de valorizar e apoiar o resgate da cultura brasileira em suas diferentes formas artísticas. Para seu encerramento, que acontecerá nos próximos dias 19 e 20 de agosto (sexta e sábado) o Tamar preparou uma programação especial!

      O dia 19 está recheado de atrações, que começam logo pela manhã, com a contação de histórias, oficina de “como se faz uma rabeca”, oficina de “como se faz uma canoa e remo caiçara”, oficina de bonecas Abayomi, café caiçara e contação de causos com a ilustre presença de Neide Palumbo, finalizando a noite com a música e dança do Fandango Caiçara e Dança do Xiba.

      O dia 20 encerra e evento com muita música para todas as idades. A banda Os Cascudos interpreta canções sobre o Projeto Tamar e as tartarugas marinhas, abrindo a noite com os mais diferentes ritmos brasileiros. Na sequência, o músico e compositor Luís Perequê, representante da cultura caiçara do sul do Estado do Rio de Janeiro, fecha o 6º Mês da Cultura Popular com a grande participação especial de PC Castilhos. Confira a programação completa no site do Tamar “www.tamar.org.br” e participe!

    Para a realização desse evento, o Projeto Tamar conta com o patrocínio da Arcor do Brasil – marca Tortuguita, através da Suindara Radar e Rede, por meio do PROAC – Programa de Incentivo à Cultura do Estado de São Paulo. São nossos parceiros na realização do evento o Silo Cultural de Paraty, o Museu Caiçara, a Rádio Vozes, a Tita nas Nuvens Produtora.

       O Projeto Tamar, criado há 35 anos, é uma soma de esforços entre a Fundação Pró-Tamar e o Centro Tamar/Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Trabalha na pesquisa e proteção das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil, todas ameaçadas de extinção. Tem o patrocínio oficial da Petrobras, através do programa Petrobras Socioambiental, e nos nove estados brasileiros onde atua, recebe diversos apoios locais. Aqui em Ubatuba recebe o apoio da Arcor do Brasil e da Prefeitura Municipal de Ubatuba.

SERVIÇO:
Endereço: 
Rua Antonio Athanásio, 273 – Itaguá, Ubatuba/SP
Tel.: (12) 3832 6202 / 3832 7014

Horário de Funcionamento do Centro de Visitantes em agosto:
Domingo, 2ª, 3ª e 5ª feiras das 10 às 18 horas;
Feriados, 6ª feira e sábado, das 10 às 20 horas;
4ª feira fechado para manutenção.
Preços da bilheteria:
Inteira: R$ 18,00
Meia entrada (crianças, jovens até 17 anos, estudantes e professores com identificação)
Gratuito (crianças com menos de 1,20 m e pessoas com mais de 60 anos, moradores* de Ubatuba
com cadastro prévio)
* devem consultar as regras de gratuidade para moradores na bilheteria do Tamar ou por telefone


19º Festival do Camarão começa no dia 13 de julho em Caraguá

Além da gastronomia à base do crustáceo, o evento prevê até domingo uma extensa
programação cultural com o intuito de valorizar,
preservar e promover a cultura caiçara

Começa na próxima quarta-feira (13/7), na Praça da Cultura, no Centro de Caraguá, a 19ª edição do tradicional Festival do Camarão. Além da gastronomia, o evento prevê até domingo (17/7), uma extensa programação cultural com o intuito de valorizar, preservar e promover a cultura caiçara.

Em 2016, dezessete famílias de pescadores da comunidade pesqueira da Praia do Camaroeiro e uma do Porto Novo, foram selecionadas para oferecer ao público pratos à base de camarão e doces tradicionais. Segundo o diretor cultural da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, Adbailson Cuba, todos os participantes passaram por um criterioso processo de seleção.

“Foram realizadas comprovações de documentos, participações em atividades culturais e curso de boas práticas e manipulação de alimentos, tudo para garantir a qualidade e trazer autenticidade ao conceito do festival, que prima sempre pela valorização e salva-guarda da Cultura Caiçara em Caraguatatuba”, afirmou.

A abertura oficial do festival será às 19h, com a apresentação da Banda Municipal Carlos Gomes. Em seguida, Água Viva Coral, às 20h30, e a banda de MPB Conexão Central, às 22h. Entre os destaques da programação musical, estão os shows do grupo Fandango Caiçara, Legend, Julie Drummond, Forro de Três, Bichos da Costeira, Samba de Roda com o Mestre Angolinha e Zé Maria do Prado, entre outros.

De quinta-feira a domingo, além das apresentações musicais e culturais, o evento contará com atrações, como a tenda das Artes, com exposição de artesanato identitário, Casa Caiçara e da Farinha, com café de garapa e demonstração da produção da farinha de mandioca, cunhagem de canoa no tronco de Guapuruvú, tenda do Polo Cultural Profª Adaly Coelho Passos, entre outras atividades.

No domingo, a programação começa às 10h com a Corrida de Canoa Caiçara, em frente à Praça da Cultura. Mais que entretenimento para as famílias pesqueiras, a corrida é uma forma de divulgar e manter a tradição. No mesmo dia, o público poderá prestigiar o 5º Festival de Música Raiz de Caraguatatuba, com a apresentação da Orquestra de Viola Caipira Estrela de Ouro.

O Festival do Camarão é uma realização do Governo Municipal por meio da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, em parceria com a Associação de Pescadores da Praia do Camaroeiro, com o apoio das Secretarias Municipais de Educação, Esportes e Recreação, Desenvolvimento Social e Cidadania, Saúde, Turismo, Serviços Públicos e Meio Ambiente, Agriculta e Pesca. Mais informações: (12) 3897.5661.

Programação Confirmada – 19º Festival do Camarão

Dia 13/7 – Quarta
19h – Banda Municipal Carlos Gomes
20h30 – Água Viva Coral
22h – Conexão Central (MPB)

Dia 14/7 – Quinta
19h – Contação de Histórias com Nhá Rita e Leco Borba
19h30 – Grupo Fandango Caiçara
20h30 – Banda D2 (MPB)
22h – Banda Legend (MPB)

Dia 15/7 – Sexta
19h – Contação de Histórias com Nhá Rita e Leco Borba
19h30 – Puxada de Rede e Samba de Roda com o Mestre Angolinha
20h30 – Sandro Bacellar (MPB)
22h – Grupo Coincidência (Samba)

Dia 16/7 – Sábado
13h – Julie Drummond (MPB)
14h – Contação de Histórias com Nhá Rita e Leco Borba
19h – Grupo de Maracatu Odé da Mata
20h – Quadrilha Junina do CCTI – Estrela do Mar
20h30 – Bonecos Gigantes da Mantiqueira
22h – Os Cabra Zoró (Forró)

Dia 17/7 – Domingo
10h – Corrida de Canoa Caiçara
14h – Contação de Histórias com Nhá Rita e Leco Borba
15h – 5º Festival de Música Raiz de Caraguatatuba
18h – Forró de Três (Forró)
20h – Bichos da Costeira (Reggae)
21h30 – Zé Maria


Férias de Julho

A situação está difícil para todos. Risco de desemprego, inflação e incerteza sobre o futuro tem levado muitas famílias a economizar e cortar gastos supérfluos.
Mas quais são os pais que não se emocionam com o brilho no olhar e o sorriso de felicidade de seus filhos quando proporcionam a eles umas férias na praia?
Foi pensando nisso que a Pousada Solar da Tabatinga disponibilizou várias opções econômicas para você desfrutar umas férias com sua família na praia da Tabatinga, em Ubatuba-SP.
Uma localização privilegiada em uma praia tranquila e mansa, ideal para crianças de todas as idades.
Possuímos apartamentos mobiliados com TV, ventiladores, roupas de cama e banho além de uma cozinha completa com fogão, geladeira e todos os utensílios necessários para o preparo da alimentação da família.
Além de toda praticidade oferecida podemos estudar sua disponibilidade e oferecer um pacote na medida que seu orçamento permitir. E voce ainda pode parcelar no seu cartão de crédito.
Entre em contato e faça uma consulta sem compromisso.
Nossa prioridade é não deixar que a crise possa impedir você de aproveitar as férias com sua família e de curtir a alegria no olhar de seus filhos a beira mar.
Aproveite agora!
Essas crianças de hoje crescem com tanta rapidez…


Festivais Gastronômicos


Reveillon 2017 em Ubatuba

Garanta seu pacote para o Reveillon 2017 em Ubatuba na Pousada Solar da Tabatinga!
Tarifas especiais que você pode parcelar em até 6x.
Consulte nosso tarifário





© Copyright 2017 - Eco Pousada Solar da Tabatinga