Atrações

Conheça algumas sugestões de passeios e roteiros maravilhosos que você pode desfrutar próximo da Pousada Solar da Tabatinga:


Santa Maria da Água Branca

Com 200 metros de queda é a maior cachoeira do litoral norte paulista que se tem noticia, para alcançar esta beleza natural é necessário transpor a Mata Atlântica com guias especializados e conhecedores da história local a caminhada torna-se mais interessante. A água que compõe esta bela cachoeira vem de rios do Vale do Paraíba, seu caminho tem relação de passado harmonioso com os povos do planalto e do litoral. Partindo do bairro do Sertão da Quina, a observação de avifauna no decorrer da trilha se torna obrigatória, tendo a possibilidade de avistar algum espécime raro. Ao longo do trajeto é possível avistar os limites das grandes roças que fizeram parte do contexto formador da população local, grande árvores frutíferas, pedras curiosas, aves e flores espetaculares, ar puro, saudável, temperatura agradável fazem do caminho a realização de um sonho. A água sempre fria e cristalina repõe as energias físicas e espirituais. A bela água branca foi ponto de referência geográfica e histórica aos exploradores e colonizadores do passado, dela dá inicio a grande parte da transmissão oral que é trabalhada de forma comunitária. O trajeto exige esforço moderado e um guia de fato conhecedor da região. Muitas belezas aguardam o visitante neste caminho centenário.


Trilha do Saco das Bananas

Partindo da Pousada Solar da Tabatinga você pode conhecer essa mirabolante trilha que passa por praias desertas que mantem a essência original da Mata Atlantica. Começamos pelo Canto da Tabatinga e passamos pelas praias da Figueira. Ponta Aguda, da lagoa, Simão, Raposa, Caçandoquinha, Caçandoca, Pulso e finalizamos o passeio na consagrada praia da Maranduba. Um passeio inesquecível!


Canto da Tabatinga


Praias da Figueira e Ponta Aguda


Mirante entre a Figueira e Ponta Aguda


Praia da Ponta Aguda


Praia da Lagoa


Praia do Simão


Saco das Bananas


Praias da Raposa, Caçandoquinha e Caçandoca


Praia da Caçandoca


Ponta do Pulso


Praia da Maranduba


Praias da Lagoinha e Maranduba


Sete Praias

Partindo da praia da Lagoinha, uma trilha centenária nos revela o quanto os homens do passado puderam ver e sentir as belezas da região. O local ainda guarda vestígios culturais e costumes endêmicos desde privilegiado trecho do Brasil. O caminho a ser percorrido foram os mesmos dos desbravadores e colonizadores do descobrimento de nosso país. O caminho nos revela pontos interessantes como a Pedra do Sino, as Praias do Encruzado com suas areias monazíticas, apontados por alguns como de propriedades curativos. Praia do Oeste, Praia do Perez, Ponta do Jarobá, Bonetinho, Grande do Bonete, Cedro e Fortaleza formam este espetacular e delicioso trajeto. No caminho muitas falas típicas, o aroma da gastronomia local por muitas vezes se fazem presentes. As frutas, a avifauna, o céu, o mar, o vento e o silencio conspira para um relaxante descanso e uma ótima caminhada. Pequenos núcleos de moradores compõe o “chique, belo e agradável” ao bel prazer dos visitantes. Encha os olhos de  tanta beleza, pratique este caminho da real história da formação do povo do litoral.


Praia da Lagoinha


Praia do Perez


Praia Grande do Bonete


Fábrica de Vidros

Na Lagoinha ainda existem as colunas da primeira fabrica de vidros da América Latina e ao fundo do  bairro as ruínas do casarão do temido Barão João Alves da Silva Porto. Muitas histórias de sofrimento rondam o local, que no período mais escuro do escravagismo no Brasil revelou segredos que não podem ser mencionados, apenas circulados em rodas de antigos oradores, de remanescentes quilombolas e caiçaras natos. O local é excelente também para a observação de avifauna local. Mais ao fundo ao pé da serra é possível alcançar uma bela cachoeira, a do véu de noiva. Esta possui cerca de 50 metros de queda majestosa, fazendo um véu de noiva ao tombar pelo paredão de pedra. Acima segredos da floresta que só um bom guia conhece e pode mostrar ao visitante, no caminho cortes no chão, grande buracos e fornos de carvão do período das ruínas mostram que o local possui intensa atividade. É a beleza da história fundindo-se aos vestígios de um passado glorioso, matando a curiosidade e a vontade de conhecer um modo devida ainda do período do Brasil Imperial.


Ruínas fábrica de vidros


Ruínas da Lagoinha





© Copyright 2017 - Eco Pousada Solar da Tabatinga